Acredito que desarmar a população não é o melhor caminho para acabarmos com a violência que temos aqui.
Armas de fogo são somente um do muitos tipos de arma. Talvez, pelo barulho, pelo filmes, por nossa ignorância acabamos achando que é mais perigosa que qualquer outra arma.
Para pensarmos vou dar alguns exemplos de algumas outras armas, não de fogo, mas armas mesmo assim.
No filme "2001", o macaco-homem, usa um osso fenural como arma. Há séculos usamos arco e flecha e balestras, hoje se pode comprar em quaisquer shoppings centers da cidade, sem registro ou idade. No meu restaurante, minha maior preocupação eram as facas, imagine só, a briga de dois cozinheiros municiados de facas e panelas quentes! Parece brincadeira, mas no ano passado, um auxiliar de cozinha matou o patrão com 20 facadas. Já ouvimos histórias de pedradas, pauladas (lembra da briga no estádio do Pacaembú?), e por incrível que pareça, pontapés.
É, no mês passado, um motorista de caminhão, atropelou um carro, parece que perdeu o freio, e passou por cima de um carro, com 5 pessoas dentro. 4 morreram no local, 1, não me lembro, mas parece que morreu no hospital, e o motorista morreu à pontapés. Alguns bateram tanto no homem que ele morreu, linchado.
Como disse o texto, a população ordeira, não sai por ai, matando. Acidentes às vezes, acontecem, mas só são reportados os casos de armas de fogo. O uso de armas de fogo que resultaram em ações benéficas, não são reportados, chamado de "pronto emprego". Também não são reportados os outros inúmeros casos.
Mas não adianta nada eu ficar aqui, falando pelos cotovelos sobre armas e os tipos que existem. Existem até pessoas, que são armas-brancas. Sabem matar com as próprias mãos.
Mas passaria horas falando do nada.
O importante é saber qual é a causa da violência. E de que violência estamos falando. Da viloência, atendado a vida ou da violência que no primeiro momento parece ser nada, mas no desencadear, afeta toda a cadeia e chega até a ação criminosa de fato.
Vejo o Rio de Janeiro. Dominado pelo tráfico de drogas. Pergunto isso é causa ou consequência? O crescimento da bandidagem é causa o consequência? A violência que temos nas ruas dos bandidos pela-saco, é causa? Consequência?
Vivemos o momento crítico da nossa democracia. Estamos assolados pela currupção e falta de punição. Isso é violencia? É a causa? É a consequência?
Lembrei também de outra violência, do uso da internet. Vocês viram? O moleque lá trepando com a garota, ao vivo, pela internet. Violência? Falta de consquência? Falta de educação? Sei lá.
Mas você vai proibir agora o uso da internet? Poderia falar aqui também do Gaudino, o índio pataxó.
Não é a internet que é ruim. Álcool tambem não é. É o mal uso deles.
Assim como qualquer arma, especialmente, as de fogo, que estamos discutindo aqui, não são elas que são o problema. Mas como e quem as usa.
Uma coisa eu tenho certeza: bandido não vai a polícia, ao Ministério, pedir a documentação, pagar caro por ela, fazer os exames e cursos para o uso.
Muito menos usar o calibre permitido. Ou então esperar 60 dias para ser liberado. Tudo com nota fiscal.
Bandido usa arma de contrabando. Comprada no mercado negro, e muitas vezes, provinientes do Exército ou Polícia. O calibre é grosso, de granada de mão à morteiro que derruba tanque.
Isso sim tem que ser proibído. Como?
Fica para o próximo texto!
[Foi uma resposta a um texto recebido pela internet, de autor desconhecido sobre o Estatuto do Desarmamento]
Por Fernando Katayama 27 jun 2005
No comments:
Post a Comment