Tuesday, September 20, 2005

Polícia para quem precisa de Polícia

Dizem que ela existe para ajudar.

Dizem que ela existe para proteger.

Eu sei que ela pode te parar.

Eu sei que ela pode te prender.

Polícia para que precisa.

Polícia para quem precisa de polícia.

Acordei com essa música dos Titãs na cabeça.

É do tempo em que eram uma banda de rock’n’roll. Faziam sonzeira. Rockão. O melhor do rock brazuca. Nada de baladinhas melosas. Som pesado e letra escrota! “Polícia” é uma faixa do Cabeça Dinossauro. LP clássico e muito diferente dos Cd’s de hoje. Talvez, hoje, os Titãs tenham se rendido ao terrorismo da indústria fonográfica, talvez, tenham se cansado de ser punk ou simplesmente pensaram que já era hora de ganhar algum e mudaram o som que faziam. Saiu Arnaldo, morreu o Fromer, saiu o Nando... Os Titãs mudaram.

Mas a música que era sucesso nos anos 80, parece estar cada vez mais viva. Mais contemporânea. Lembro de ter ido à um show deles, lotado e todo mundo cantando o refrão “Policia”, com as mãos para o alto, juntas como se tivessem sido algemadas.

Policia para quem precisa de policia.

Quem é que precisa de policia? Essa pergunta, dá até medo.

Nós brasileiros não sabemos se podemos ou não chamar a policia. Estamos já acostumados com a bandidagem e não sabemos mais quem é quem.

A própria policia já não sabe se corre atrás de malaco do morro ou do malaco fardado. Já tivemos a “banda podre”, como são conhecidos, a parte das corporações que são bandidos de farda.

Tive esperança com a prisão do Maluf. Até elogiei a Policia Federal, que para mim, era a mais correta. Mas depois dos últimos acontecimentos, foi tudo pro esgoto.

Aqui em Campinas, uma das cidades mais violentas do país, uma certa vez, sumiu alguns quilos de cocaína da delegacia. Não sei bem o que aconteceu com os responsáveis da droga, só sei que sumiu!

E ontem, sumiu da delegacia da Policia federal, o equivalente à R$2 milhões, em dólares e euros. Mas uma tantada de Coca, não a cola, mas a ína. Então também não é de se estranhar que, outro dia mesmo, algumas armas entregues a PF também apareceram nas mãos de bandidos do morro. Muito menos do Brasil ser a rota dos passaportes falsos, já que o esquema envolvia quase 60 pessoas da Policia Federal.

Policia para quem precisa de policia.

Fazem-me ver que a corrupção e desonestidade assolam cada vez mais nosso país. Já não fazemos mais a distinção entre bandidos e mocinhos. Tememos todos. De lavador de vidro de carro no semáforo, políticos e policiais.

Enquanto escrevo aqui, certamente tem algum político articulando uma manobra para beneficio próprio. O Presidente que o diga, reafirmando apadrinhamento do Presidente “insustentável e totalmente despreparado” da Câmera. Dos presidentes de Partidos e ate mesmo o Presidente da República, essa besta que esta lá, que afirmou que PT “tinha mais a obrigação” de pagar as contas dele, para viagens particulares, usando o fundo partidário. Esqueceu-se que esse dinheiro não é dele e nem do partido. É nosso, e eu não quero pagar nada para ninguém ir se divertir com as Filhas da Jeane.

Certamente, alguns outros policiais estão tramando mais um golpe. E os bandidos do morro, usando de toda a logística que possuem, executam mais um roubo, assalto, importação de mercadorias contrabandeadas ou coisa que o valha.

Policia para quem precisa de policia.

Pergunto se ser desonesto, ser malandro, ser corruptor ou ser corrompido é genoma ou meio.

Mas certamente, policia para quem precisa de policia.

Por Fernando Katayama 20 Setembro 2005

2 comments:

Anonymous said...

Pachá,
Ainda bem que o Titãs mudou, imagine se um grupo com tamanho sucesso continuasse a tentar sobreviver de antigas canções ( Ex:. RPM, Ovelha etc... ).....
O grupo de rock é o exemplo de que tudo na vida pode mudar, pode até demorar, mas não podemos desistir...
Abraço
Tutu

Anonymous said...

Oi Fernando,
Realmente hj a policia é bandido como os próprios bandidos.. tudo em nome do dinheiro. Ouço sempre dizer que os policiais tem medo de ir onde estao os bandidos, ja que podem morrer... por isso ficam fazendo o que nao é preciso, onde nao é necessario.
Nós, mulheres, sofremos muito com isso tb. Os policiais veem uma menininha bonitinha e ja querem parar o carro, chavecar ou ate mesmo dar um sustinho... falta do que fazer? Com certeza nao.. mas medo mesmo.
E o pior é que quando precisamos deles nos vem a mente todas essas malandragens... que coisa, naum?
bjinhos