Surpreendente a ação do Judiciário e da Policia Federal de ontem à noite.
Acho que ninguém esperava assim como eu, todos ficaram boquiabertos. Ver o Paulo Maluf e seu filho indo para o xilindró foi uma cena bizarra e um tanto estranha. O senhor “Roubo, mas Faço” finalmente tomou um pé d’ouvido! Acho que nem ele esperava isso!
Nós brasileiros já estamos tão acostumados a vermos crimes do colarinho branco e impunidade em todos os níveis, que só o fato o Maluf ser indiciado já era um bom sinal! Mas ele ir preso, confesso, foi espetacular!
Não sei se ele vai ficar preso, mas isso é outra questão. Desde que eu sou criança ouço que o Maluf, rouba, mas faz! E isso já foi até slogan de campanha. Espantava-me ninguém ter ainda tomado a devida providência!
Parece que a atual crise do governo, com todas as maracutaias aparecendo, com a sujeirada vindo à tona está surtindo efeito positivo para o país. Essa é minha esperança e meu voto de confiança.
Temo, logicamente que não dê em nada. Já, assim como você, estou acostumado a ver o festival acontecer. É como em inauguração de bar novo, onde tem o maior morundum, ba-fá-fá, flashes, gente pra todo lado querendo aparecer e em uma, no máximo, duas semanas todo mundo esquece. Quer ver só:
Alguém se lembra do Manoel Moreira? Cadê ele? Aquele outro que era o Zangado sortudo dos Sete Anões? Nem eu mesmo me lembro o nome, mas li outro dia que morreu! E do Lalau? Juiz marginal! Tá na mansãozinha dele com pena de reclusão domiciliar, brincadeira!
Por isso e outras, temo que essa crise não dê em nada. Porém a prisão, mesmo que temporária do Maluf, me deu esperança!
Essa nossa luta vai demorar mais que a II Grande Guerra, vai fazer mais mortos que no Vietnan. É tão estapafúrdia quando a Guerra Fria. Lutamos contra o inimigo invisível e disfarçado de cidadão.
Talvez esse nosso tornado, tenha trazido à tona, a lama histórica do nosso país. Assim como o Katrina, que encheu de lama as cidades norte-americanas e mostrou, aos próprios americanos, algumas podridões que estavam embaixo do tapete, o nosso, o Latrina, trouxe à Nação brasileira, a desilusão com a esquerda, encheu de água fétida os olhos de corruptos, mostrou que o sistema político nacional é incompetente e encheu de lama o Congresso. Resta agora acreditar na força dos garis, e começar fazer a limpeza.
Mesmo assim ainda temo. Afinal como no slogan do Lulinha paz e amor: “eu sou brasileiro e não desisto nunca!”.
Só que vale tanto pra mim como para o Maluf e seus pares.
Por Fernando Katayama 11 set. 05
3 comments:
é ... a esperança é a última que morre.. estou otimista... e tomara que essa geração de soldados "garis" não nos deixem com aminésia...
rrsss
...quando eu soube da prisão do Paulo Maluf e filho fiquei muito feliz, uma sensação de alívio tomou conta de mim. Foi até engraçado o que senti. Foi um estímulo à esperança de acreditar que este país pode mudar para melhor! Um beijão para você Paxá.
Inara
OI querido, passei aqui para ver seus textos! Realmente muito bons e com temas interessantes e atuais. Depois vou lê-los com mais calma, ai deixo coments pra vc.
Bjaum
Julia
Post a Comment