Tuesday, August 30, 2005

Desaprendendo com O Aprendiz

Hoje, saiu em um caderno especial, uma matéria que falava sobre o “game-show” do Roberto Justus, “O Aprendiz”. Reforçou minha opinião sobre esse assunto. Desde o primeiro episódio do primeiro show, venho dizendo que isso é um equívoco.

Temo porque o mundo anda desprovido de senso crítico. Mais essa baboseira da televisão é empurrada goela à baixo das pessoas. Se bem que merecem afinal, assina o cabo, que você pode ter mais de cem canais à escolher.

Mas o que me faz temer é que todo mundo acabe acreditando que é assim que mede se o sujeito é um bom profissional ou não. Se esta apto à enfrentar o mundo dos negócios ou não. Mas não só isso! É a pura depreciação do homem de negócio. Do estrategista.

Estratégia, a palavra mais estuprada do vocabulário corporativo, confundia e erroneamente dita para ações. Você viu lá, no showzinho, o cara dizer assim: “nossa estratégia foi de abordar as pessoas na rua...”, abordar as pessoas na rua é ação, determinada pela estratégia, previamente definida!

Dá nervoso ver isso, principalmente com o atual estado do Estado brasileiro, sem estratégia, sem administração, sem governo e sem ação.

Os próprios participantes, na reportagem do jornal, assumem que aquilo é só um show, e o que manda é o índice de audiência. Não medem a capacidade intelectual, o potencial nele inserido ou o melhor para determinada função.

Outro dia fui a uma dinâmica de grupo. É eu participo desse tipo de coisa. Reles mortal tem que ser submetido a essa invenção, que nem o RH sabe explicar com clareza como isso funciona. Se alguém, que ler esse texto souber, me explique pelo amor de deus! Nem vou entra no mérito da coisa em si, vocês já podem imaginar o que é que eu vou escrever daquela merda.

Mas o que eu ia dizer é que lá havia pessoas de nível sócio-cultural alto, pós-graduadas, até com 2, com 2 idiomas e tudo mais, mas achavam as “dicas” do Justus boas. Dá arrepio de escrever isso.

As dicas eram boas?! Quem da dica é rotulo de leite Moça!

Meu deus! As pessoas lá, sofrendo um processo seletivo, da pior qualidade, semelhante ao que o cara faz na televisão, acham que podem usar as “dicas” que o sujeito fala na TV?

É preciso ter critica e não engolir tudo!

O Justus sabe muito bem mesmo é se vender. Ficar em evidência e comer as gostosas do momento, se bem que ai, parabéns para ele. E mais nada.

Ele não ta nem ai se o cara que vai lá pro grupo dele é bom ou não. Faz parte do contrato. E se o cara for pedante, põe ele para tirar Xerox, no cantinho da sala, afinal quem paga o “salário” não é o Justus, é o patrocinador.

O Brasil precisa entender o momento que esta passando. Precisa inovar seus métodos de recrutamento, tanto no setor privado como público. Precisa investir em talentos. E tentar, a todo custo, segurá-los aqui. As universidades e indústrias americanas e européias estão parecendo o Real Madri, que só tem talento brazuca.

Nada adianta ficar copiando os modelos já existentes, afinal o Brasil é um país peculiar. Aqui a banana nanica é a maior. Precisamos criar os nossos modelos.

Mas talvez o velho Chacrinha esteja realmente certo: “Alô, Terezinha, na televisão nada se cria, tudo se copia”. E todo mundo imita a televisão.

Pena que talento é nato e a reprodução é impossível.

Por Fernando Katayama 30 Agosto 2005

2 comments:

Anonymous said...

Gostei, mano!

O "estupro" da Estratégia é frase minha! Huahuahuahuahua!

ÉÉÉÉÉ PAU no Justus!

Abraço!

King

Anonymous said...

How Can I Find Out if the Logo I Want to Use Is Not Trademarked Already?
"How Can I Find Out if the Logo I Want to Use Is Not Trademarked Already?" is an article from the Intellectual Property category.
coach bag Terrific Gifts for Spring and Summer. Many Styles! Shop from our VAST COLLECTION of Handbags today! coach bag