Wednesday, August 08, 2007

Grau

Vivo em minha realidade híbrida. Mescla entre uma nova cultura e costumes com aqueles que trouxe comigo. Agora leio dois jornais brasileiros e dois canadenses e de vez em quando, um americano.
Aqui é diferente. Aqui é verão, lá é inverno. Vejo as fotos de Sampa, todos com seus capotes de inverno, cachecol, luvas, e a temperatura é de 13. Aqui no verão, as sainhas aparecem e as celulites também, mas elas parecem não ligar. A gordinha peituda, mas sem bunda e com rosto de princesa, faz sucesso nas paradas de verão. Tem gente vermelho-camarão do último final de semana no lago. Mas mais engraçado mesmo, é que é verão e tem dia que faz 13 graus, e todo mundo de camiseta, afinal, é verão. E convenhamos, 13 nem é tão frio assim...
Como disse, é diferente. Não arrisco contar piada, nem mesmo traduzir ou adequar, não terá a mínima graça. E eles riem de coisas que não tem a mínima graça. Não ouso usar de sarcasmo ou ironia, seria um mal entendido para declarar guerra.
Em meu mundo híbrido, tem coisas de cá e lá que são muito semelhantes. Como disse leio jornais, e parece que as preocupações e cobranças são as mesmas. A insatisfação também.
Aqui reclamam da segurança, vejam só. Têm alguns crimes aqui, mas esses alguns já são muitos. A sociedade não tolera e quer resultados da política de segurança pública e da polícia. Polícia que esta com alta pressão, já que em toda sua história, semana passada, morreu o primeiro homem em serviço.
Cobram também um melhor sistema de saúde. Aqui tudo é do governo. Tem suas falhas e a sociedade esta descontente. Aqui é um pouco diferente dos EUA, já que lá, o plano de saúde controla a saúde pública.
Reclamam também dos políticos. Dizem que não fazem nada. E só aumentam os impostos. Aliás, imposto é um dos maiores causadores de insatisfação. Todo mundo reclama que é alto, mas todo mundo vê o retorno. Pode se ver nas melhorias das ruas, nos serviços, nas escolas. Mas sempre tem o que melhorar, não tenha dúvida disso.
E eu disse que eram semelhantes. Não iguais. Assim como no verão e no inverno, a diferença é no grau em que acontece, cá e lá. No Brasil o inverno é mais quente.

Música: Closing Time - Feeling Strangely Fine - Semisonic
Por Fernando Flitz Katayama, Toronto, On Canada 8 August 07

2 comments:

Anonymous said...

Olá Menino! Gostei do post, é isso mesmo... aqui o inverno é mais quente - e reclamar é inerente ao ser humano, que é um poço de insatisfação. Bjs! Thásia

Unknown said...

Olá Fernando tudo bem?
Bom, sou a mais nova leitora de seu blog, acabei encontrando-o no grupo do yahoo "canada", e pelo visto serei uma leitora assídua, adorei suas crônicas...parabéns!

Aline Gomes