Estou aqui mais uma vez. A tevê esta ligada. Mas não presto muita atenção. A rádio toca alguma música que ouço pela Internet. Aliás, o que tem de janela aberta aqui, não é brincadeira. Têm página de jornal brasileiro, de jornal estrangeiro, de piadas, de receitas, notícias. Alguns são links que amigos me enviaram.
Recebo também, e-mails. Alguns são sacanagens, outros, sérios, de trabalho e outras conversas, outras apresentações chulas, intituladas “olha que bunitinhuuuuu”, assim mesmo “bunitinhu”, algumas orações, piadas aos montes.
Chegam vídeos, fotos, músicas... Sem contar os milhares de spans e propagandas, porque tem gente que acha que ficar entupindo as caixas postais com informes, funciona para vender meias Vivarina e facas Ginzo. Áureos tempos do 1406!
Mas deixando de lado tudo isso, tem uma coisa que chega, e é sempre sobre o mesmo assunto. Uns bem humorados tirando sarro da coisa. Outros são bravos, chegam até a serem pouco didáticos e polidos. Uns outros horríveis. Mas todos com o tema em comum: a atual crise política do Brasil.
Não dá para não pensar nisso.
Não sou Petista, e nunca fui. Mas também nunca fui da Arena, PMDB, PSDB, PFL, PDT, PC do B ou da P.Q.P, sempre fui à favor da democracia, do debate, das coisas sérias e honestas, logo, não me vi em partido político nenhum. Mas ver o único partido brasileiro que existia, ou ao menos parecia existir, desmontando ou então, mostrando o que sempre foi, é triste.
O PT se vendeu!
Negou tudo o que pregou durante sua existência, sua militância, seu movimento político, outrora honesto e legítimo. Era convicto em suas propostas e convencia.
Não estou dizendo que era certo ou errado. Que eu apoiava ou acreditava. Não! Só estou dizendo que o PT lá nos anos 80, era convicto e essencial à democracia que estava sendo reconstruída, após anos da última ditadura de direita e com a turma da “Diretas Já”.
Mas como tudo muda...
Os “companheiros” também mudaram. Durante anos almejaram estar lá e Lula, que certa vez, já foi Lula-lá, chegou lá. O tão sonhado posto de Presidente da República, o posto mais alto da nossa República para um homem da política.
Certa vez, li um filósofo, se não me engano francês, que disse, mais ou menos assim: esquerda não pode ter o poder, se não se transforma em direita e acaba com a oposição.
Acredito que foi isso que aconteceu e o que era oposição passou a ser situação, e deslumbrados, como criança em festa com brigadeiro e bolo de chocolate com calda, Lula e seus companheiros se venderam.
Agora o país sofre essa corrupção desvairada e louca. O PT tentou de todas as formas conter a explosão de acusações, mas foi em vão. Durante os quase 25 anos de oposição petista, os que estavam no governo, hoje, oposição, aprenderam como fazer a oposição e destruir.
Nada de piquetes em porta de fábricas e greves. Nada disso. Atacar direto o estorvo e destruir. Destruíram o que os incomodava, o PT.
Alguns vão falar ”mas você não acredita que no governo do FHC, ItF, FCM e JS não tiveram corrupção?”. Lembro do ACM, que escancarou o painel, era alguma coisa sobre compra de votos ou quebra de sigilo. O FCM sofreu o impeachment por enriquecimento ilícito, ou seja, usou o governo para juntar grana. Então, sim teve.
Contudo não posso ficar olhando para os outros governos, seja recente ou lá dos tempos da colônia, para justificar o que acontece hoje. Posso até dizer, plagiando nosso Presidente, que roubar, sonegar, falsiar é corriqueiro e está em nossa cultura e cromossomos, o que não justifica e explica nada.
Mas porque essa crise é tão profunda?
Precisamos ter calma na análise.
Essa crise demonstra toda a fragilidade do sistema nacional político. Expõe o que todos já haviam tido a impressão: tudo é farinha do mesmo saco. Não importa a legenda, todos começam com p, de promiscuo. É Promíscuo do Trabalhador, Promíscuos da Frente Liberal, Promíscuos do Social Democracia Brasileira... E por ai vai... E isso dá desespero. Mas não só isso.
Lula foi eleito pela grande maioria da população, 56%, e isso é muita coisa. Significa que mais da metade dos brasileiros, votaram no barbudinho de língua presa, sem educação formal.
Estavam todos esperançosos com mudanças. Talvez, revolução Comunista, mesmo sem saber o que é isso. Votaram na figura do homem do povo, que fala como o povo, que nasceu no povo... Mas confundiram-se. Ou foram confundidos.
Todos se sentem, de certa forma, enganados e cornudos.
Não sabem bem se devem assumir que votaram na imagem de uma idéia, representada por um sujeito, sem condições de comandar uma nação, totalmente despreparado ou culpar o povo, afinal, foi o povo que o colocou lá. É sempre mais fácil jogar nas costas do povo ignorante.
Os intelectuais e artistas que o apoiavam, agora estão calados e não se pronunciam por nada. Acho que estão se sentindo como cornos mansos, afinal não tem mais o que fazer, a não ser assumir, que foram corneados.
Por falar em ser enganado, o nosso presidente, foi à tevê na última sexta-feira falar à Nação. Provou que não sabe o que fala e não sabe falar. Disse que se sente traído, enganado e que não vai deixar barato.
Eu já havia dito em outro texto meu, que o Presidente sabia ou era corno. Assumiu em rede nacional, que é corno, afinal disse foi traído pelo seu braço direito e seus pares. Mas após seu discurso, acabou virando corno manso, já que não tomou pulso de nada e não deu nome aos bois.
Com tantas CPI’s que estão pipocando por aqui, e acho pipocar um trocadilho muito bom, uma vez que, só se fala em milhões e milhões e mais milhões, e milho quando esquenta estoura, faz barulho, pula da panela e vira pipoca. E trocadilhos que não são frutos da nossa criatividade, já que Jacinto Lamas é um dos caras fundamentais dessa lamaria toda. Talvez, mera coincidência.
Mas como ia dizendo, são tantas as CPI’s, tantas listas, tantos nomes que parece até uma suruba. Suruba, é o que eles fazem nas horas de lazer em Brasília, entre foder um de nós aqui, eles fodem com umas ali.
Geane, a cafetina, providência as garotas ou garotos, porque, certamente, tem cara lá que “escorrega”, e nos pagamos as contas dos de 12 anos e das calcinhas.
Isso deve ser coisa da nossa cultura. Lembra do Itamar com a xoxota da morena estampada na capa do jornal? E da careca reluzente do Severino em outra capa de jornal, brilhava, mas o que foi a manchete, era a calcinha da mocinha que se esfregava nele. Deve ser coisa de macho!
Cornas mesmo são as mulheres dos nossos parlamentares.
E pensar que por um boquete, feito por uma gordinha e um vestido sujo com alguma porra estranha, o homem mais poderoso do mundo quase caiu, imagine se ele tivesse vindo aqui e encontrado com a Geane? Não seria um quase, seria uma guerra nuclear.
Mas eu fico pensando aqui. Tudo isso... Parlamentar que contrata puta, deputado que rouba dinheiro, contas no exterior, lavagem de dinheiro, badidagem, o Brasil sendo pilhado pelos homens que deveriam construí-lo... O Presidente, fraco, inculto e burro com seu discurso retrogrado sobre as elites... E nós?!
Bem...
Nós somos como as iniciantes garotas da Geane, estamos sendo fudidos por velhos gordos, asquerosos, barbados, barrigudos e feios, e aja Viagra para foder tanto assim! E que, na ingenuidade, acabamos com a boca cheia, de alguma coisa gozada e de gosto estranho, então perguntamos meio constrangidos:
- “O que eu faço agora?”, som abafado e língua amarrada.
O cara responde:
- “Você vai ter que engolir!”
[ o Presidente Lula, em um dos seus discursos, disse a frase mais famosa do Tetra Campeão Zagalo, "vocês vão ter que me engolir"]
Por Fernando Katayama 18 ago. 05