Pronto! É fim de ano. Começam agora as famosas mensagens para que o ano que nasce seja melhor, que tudo de certo e outros blá blá blás. Também é hora das retrospectivas, e ver tudo aquilo que você já viu e não esta nem um pouco interessado. E com elas vêem junto as previsões, tem sempre um pai de santo, um oxalá qualquer que vai adivinhar o futuro.
Eu não faço idéia de quem foi que definiu que o ano começa no dia primeiro de janeiro. Não sei se foi por fé religiosa ou coisa que o valha. Não sei também se foi pelo solstício ou outra coisa cósmica. Certo mesmo é que não tenho a mínima idéia. E já faz tempo, tem 2000 anos, aliás, indo para dois mil e sete.
Mas a sociedade acatou como verdade e todos nós seguimos. Até o mais anarquista de todos os anarquistas já foi para a praia de branco pular as sete ondinhas. É para dar sorte no novo ano.
As retrospectivas começam exatamente no dia primeiro do ano, que não sei se do ano passado ou do corrente, mas começam falando de quem venceu a última São Silvestre. Eu não me lembro mais, e você?
Depois certamente vão falar dos escândalos, das falcatruas, dos Sanguessugas, dos Dossiês. Eleição. Do Lula. Do Papa. E do Bush. Do Saddan. Do Tarso Genro. Enfim das figuras políticas do mundo, por mais idiotas que sejam.
Do Lula vão maneirar, não vão mostrar que é um nó cego e que o povo é tão nó cego quanto ele, afinal o reelegeram. Depois de tantos escândalos, corrupção comprovada, e tudo mais que o cerca, ainda continua na presidência. Por uma chupeta o Clinton quase caiu. Imagine se ele tivesse fodido com a gordinha da Mônica? Lula fudeu com um montão de gente e tá lá no Planalto ainda.
Por falar em coisas americanas... O Bush, que nada mais é do que um macaco com dislexia, vai entrar na minha retrospectiva, como o idiota do ano. Mandou construir um muro separando o México dos E.U.A, para tentar evitar a entrada clandestina. Parece que não aprendeu nada com a história e não viu o Muro de Berlin nem a Muralha da China. Pior que isso, só fez merda na Campanha do Iraque. Assim como fico admirado com o Lula no Planalto, mesmo fudendo tanto, admira-me mais ainda com o Bush na Casa Branca, já que ele fodeu com o mundo tudo. E o Clinton, foi só um boquetinho.
Se minha retrospectiva fosse Oscar, Saddan levaria duas estutas. De preso, com prisão espetacular e de morto. Morreu hoje, enforcado. Como foi esse ano, não entra na retrospectiva do ano que vem passado. Foi o que deu para falar dele!
Dos mortos, o James Brown foi nessa semana também, mas de ataque cardíaco. A lista fúnebre é grande, como em todos os anos.
Mas a retrospectiva não pára por ai não, vai às novelas e passa pelos famosos. Na última novela o mocinho casou com a mocinha e o bandido morreu. Um famoso casou e separou, enquanto outro casou de novo. Não poderia de deixar de falar da foda da Cicarelli. Não que ela é foda, no sentido de super, extraordinária, não! No sentido de sexo mesmo. Afinal, foi a famosa que fodeu na praia e se fudeu no Youtube.
Depois passará pelo esporte e vai mostrar o Inter de Porto Alegre, campeão do Mundo. Não vai ter tan-tan-tan, afinal formula 1 é do Alemão, que se aposentou e ainda chamou o Rubinho de tartaruga, mas esse, continua negando de pé junto, e diz que é rápido, mas é tão rápido, que a gente vê como se fosse filme, em câmera lenta. (em filme, tudo que é rápido é em câmera lenta, vai entender...)
Mas o que me interessa mesmo são as previsões. Ahhhh quem não quer saber do futuro?
No ano que vem acontecerão coisas incríveis como mais um caso (no mínimo) de corrupção no governo Lula, e ele não saberá de nada e não verá nada e muito menos ouvirá. O PCC fará ameaças à sociedade, assim como o Comando Vermelho. A queima de fogos no Rio será a mais longa da história, mas não dará para ver nada, de tanta fumaça. Bush enviará mais homens ao Iraque, mas não diminuirá a merda que vem fazendo. Aliás, enviará umas tropas de Marines para a Somália e Etiópia, uma vez que, a Democracia deve sempre prevalecer, mesmo que na força. A novela terá um casamento, um nascimento e uma morte. Um novo ícone pop surgirá como um raio, e desaparecerá no mesmo instante. Uma gostosa posará para a Playboy, antes que tudo caia. O Faustão continuará chato e se achando engraçado. Os Campeonatos de Futebol terão sempre as mesmas discussões nas mesas redondas na TV como nas rodas de amigos. Ano que vem, escreverei sobre o ano que passou.
O Ano Novo sempre nasce velho e o futuro parece se repetir. As mesmas histórias com nuances diferentes. Deve ser porque a Terra é redonda e da voltas. Mas uma coisa eu tenho certeza, e não mudará no ano que vem, nem muito menos no próximo: o futuro nos fazemos mesmo hoje.
Para hoje um feliz ano novo.
[música do texto: I Feel Good - James Brown]
Por Fernando Katayama New York, NY 30 dez 06
1 comment:
Hahaha...meu amigo, só tenho a lhe desejar um Feliz Ano Novo...afinal, faz parte, não é?! Grande abraço e parabéns por mais um texto "Crônico"..hahaha!
Erasmo
Post a Comment