New York – Acompanho tudo de longe pela Internet. Leio alguns jornais eletrônicos e outras vezes em algum outro meio. Não só as manchetes me preocupam, mas as pequenas notas de roda pé.
Enquanto o país é tomado pelos bandidos e pior de todos os gêneros, o Brasil fica a deriva. O Brasil vive ainda o ar de Beirute, mas nunca deixou de estar em uma guerra civil não declarada. E que digam isso os moradores do Rio, onde o Cristo Redentor esta de braços para cima para mostrar que esta desarmando, ou é uma blitz da polícia, mas ele não tem certeza, que são realmente policiais. De qualquer forma, assiste a tudo com colete à prova de balas.
Mas o grande caos mesmo são os parlamentares, o judiciário que causam o mal maior. Políticos que se vendem e políticos que compram em um mercado negro de milhões de dólares. E o Judiciário é uma maquina velha e emperrada.
Lula, notícia fresca, cresceu nas pesquisas eleitorais, e não sei se sinto medo ou total descrença no povo. Como pode ele ter aprovação popular com toda essa lambança que esta acontecendo?
Mas isso tudo ai esta nas manchetes dos jornais.
Mas será que alguém leu que o Masp teve a luz cortada por falta de pagamento? Que a Eletropaulo quer obras como garantia? O museu que fica na em uma das mais belas obras arquitetônicas de São Paulo começa a agonizar.
Vão começar agora a jogatina de responsabilidades do governo municipal para o estadual e do estadual para o federal, que logicamente cairá sobre a sociedade. E de certo ponto de vista, é verdade. A responsabilidade é da sociedade, de não cuidar do seu patrimônio intelectual e cultural e pior ainda de ter votado e colocado onde estão os governos que a acusa de negligência.
Cultura e educação são muito importantes para começar a mudar o cenário do Cristo. Mas o governo federal prefere gastar 5 bilhões em bolsa-assistência do que pagar a conta o museu.
Mas enquanto tudo isso acontece, o Brasil todo esta mesmo preocupado é com a escalação do Escrete Canarinho. E que venha a Copa, pelo menos alivia a dor do moribundo.
[música do texto: Peng! 33 – Stereolab – Peng! 33 ]
Por Fernando Katayama New York, NY, 25 May 06