Hoje recebi da Dona Maria Lúcia, minha comadre, que é mãe da minha outra comadre Mariana, que por sua vez, é casada com meu compadre Carlos, uma provocaçãozinha Facebookiana. Sabendo ela, das minhas inquietações políticas, Dona Maria Lúcia, manda um tag em uma imagem. E pergunta, é agora?
Deu coceira, e não resisti à resposta.
A imagem diz: “Recapitulando | Votar em branco Votar nulo Anular voto Não votar | Significa votar no PT”
E eu não resisti e tive que dar meu pitaco:
Sou obrigado a discordar.
Significa que o eleitor não esta convencido de que existe nenhum candidato à altura.
Indo um pouco mais além, a obrigatoriedade do voto, é no mínimo, uma estranha obrigação, em uma Democracia. Exercer o direito, não pode ser uma obrigação, porque ai, sendo redundante, passa a ser obrigação, e não direito. Ser obrigado a exercer meu direito não me parece correto.
Infelizmente o povo brasileiro é alienado de sua democracia, não entende que, para haver mudança política, tem de haver a mudança na forma da escolha democrática.
Não existe escapatória para a politica nacional, se o sistema continua o mesmo. Pode ser o PT, o PSDB ou o PQP... é tudo farinha do mesmo saco. Política no Brasil é feita por amadores. Por aproveitadores. Por incompetentes administrativos.
Corruptos, cafajestes e oportunistas, com todo direito de ser, afinal, colocados lá, de forma legítima, até certo ponto. Fala ai o Tiririca, que era mais uma piada e hoje é deputado, e consagrou a piada com a lágrima de tristeza.
Nosso povo ignorante, que em época de eleição parece torcer para escola de samba ou em final de Copa do Mundo, escolhe seus pares, para gerenciar a nação.
Faça o voto ser voluntário. Que os políticos tenham que ser escolados. Mudará não só a qualidade do cidadão que vai sentar na cadeira, mas o comprometimento com o cidadão que o colocou lá.
Agora ir votar porque você é contra aquele ou a este sujeito, não é uma razoável decisão. Não esta convicto que seu voto é o certo, porque o fará? Para votar no "menos pior"? Para ser contra um, é a favor de um outro, que você também é contra?
Acredito que é preciso tomar decisões com sabedoria e convicção que está realmente fazendo o certo, mesmo que, depois prove-se errado. Mas no momento, naquele momento, foi sua convicção mais acertada. E por isso você pode e terá que responder a sua responsabilidade.
E isso é para a vida toda. Isso chama caráter. E é o que falta a nação brasileira.
Eu continuo com a minha cruzada contra o cata-vento, e insisto: Não vote.
Toronto, 22 April 2014
8 comments:
Discordo totalmente, Fernando.
O PT já tem um exército de votantes carimbados do MST, do Bolsa Familia, de parte da Igreja Católica, etc....
Não votar em ninguém, é votar no PT, na minha maneira de ver.
Também penso que quem votar em branco ou não votar deve ficar bem quietinho até a próxima eleição e aguentar em branco ou nulamente.
Votarei, sim.
abraços campineiros
Aguinaldo
Japa, muito bom! Como já faz um tempinho que te conheço, sempre soube de sua posição quanto a obrigatoriedade do voto. Confesso que foi por causa de uma conversa contigo, provavelmente ainda no início de cumprir com nosso calvário de ter que eleger essas figuras que nos governam, que carrego comigo a convicção de que caso o voto fosse facultativo viveríamos num país muito melhor. Votei algumas vezes em candidatos que me faziam ter alguma esperança de um futuro melhor para a nação, mas, infelizmente, já não tenho mais nenhuma crença em relação à classe política Brasileira.
Saudade de vc, meu irmão! Abração!
Aguinaldo,
Obrigado pelo discordo. Sempre muito bom ouvir ideias contrárias.
Se, votar é a sua convicção, faça-a com gosto.
Entendo o desgosto com o atual governo e suas estapafúrdias politicas e decisões para la de incompetentes.
Não gosto do PT, detesto a Dilma e odeio o Lula. Mas também não gosto do Maluf, do Sarnei... São todos feitos com o mesmo DNA.
Como modificar o sistema eleitoral brasileiro para que o comprometimento seja legitimo? Mudar o mercado eleitoral poderia ser uma solução, não é?
Carlão, meu irmão das arábias, não estou aqui para pregar, mas se minhas idéias o convencem, sugiro que as siga. Se es contrário à elas, que diga.
Pensaremos sempre juntos. E juntos sempre estaremos.
"Acredito que é preciso tomar decisões com sabedoria e convicção que está realmente fazendo o certo, mesmo que, depois prove-se errado. Mas no momento, naquele momento, foi sua convicção mais acertada"
Pra tudo, né, Kata?
"Acredito que é preciso tomar decisões com sabedoria e convicção que está realmente fazendo o certo, mesmo que, depois prove-se errado. Mas no momento, naquele momento, foi sua convicção mais acertada."
Pra tudo, Kata!
Quando toma-se uma decisão com convicção, você não terá problemas em assumi-la e responder por ela, em qualquer sentido, mesmo que, depois prove-se errada, não a melhor ou até que você mude de opnião.
E é sim, uma atitude a ser levada para a vida toda. Certamente, você errará muito menos, porque para tomar certa decisão, geralmente usa-se o coração.
Coração + Mente, as vezes.
Mente, em outras...
Post a Comment