Thursday, January 25, 2007

Bill, Hillary e Billary

Era sábado. Parecia que o inverno iria dar as caras e esfriaria. Enfim nevaria e pareceria um inverno normal. Mas não foi o que aconteceu. Continuou esse inverno esquisito. Janeiro quente e sem neve. Nesse estranho dia de inverno aconteceria o que muitos já esperavam. Não é uma surpresa, mas é um fato marcante.
Foi nesse sábado que a Senadora Democrata Hillary Clinton oficializou sua corrida à Casa Branca. Como disse, nenhuma surpresa. Mas é um fato marcante na história americana. Hillary foi primeira-dama, e é a primeira primeira-dama a se candidatar ao maior cargo político dos Estados Unidos.
Foi providencial o lançamento de sua candidatura. Terça-feira, uns dias depois, o presidente Bush, faria seu discurso para o endossamento do Congresso, que é majoritariamente Democrata.
Os críticos políticos dizem que uma das grandes coisas que ela tem, é ter Bill Clinton a seu lado. Penso que foi diferente. A grande coisa que Bill Clinton teve, foi ter Hillary a seu lado. Foi ela quem segurou a onda, quando pediram o impeachement, no caso da Mônica Chupeteira. Hillary não só segurou a barra do maridão, como lavou o vestido guardado por um ano, sujo de porra.
Hillary é hoje uma das mulheres mais fortes dos EUA. Tem a seu lado, a maioria do Congresso. E tem como maior aliado, o presidente Bush, que de tão incompetente, continua fazendo as asneiras costumeiras, destruindo a popularidade Republicana. Em seu discurso no Congresso na última terça-feira, reforçou sua falida investida no Iraque e ainda ameaçou o Irã, indo contra o Congresso, contra os próprios republicanos e sem dúvida alguma, contra a opinião pública.
A corrida para a Casa Branca ’08 parece ter já nome certo. Se não houver mutretagem, como nas eleições passadas, os críticos acreditam na vitória de Hillary.
E me parece uma boa escolha. Hillary terá o trabalho de refazer tudo que Bill havia feito e o débil do Bush desfez, e mudou a geopolítica mundial. Coisa nada fácil, ainda mais com o barril de TNT que é o Oriente Médio e o fanatismo religioso-político que rege a região.
Se de fato o fizer, Hillary entrará para o Hall dos Presidentes, não só como político mas também como a primeira mulher na Casa Branca e a ex-primeira-dama presidente. E Bill será o primeiro ex-presidente com a mulher presidente.
Resta à nós esperar, agüentar o Bush e ver se Hillary leva essa.

[música do texto: Homem Primata – Titãs
Por Fernando Katayama New York, NY, 25 jan 07

1 comment:

Anonymous said...

Fernando, ela só precisa convencer a turma por que apoiou a guerra no Iraque e agora é contrária ao envio de tropas. Na verdade ela não precisa convencer ninguém, pois ninguém se lembra de nada, não é mesmo? Eu particularmente gosto dela. E você?