Thursday, September 07, 2006

5 Anos Depois

Há cinco anos as Torres Gêmeas foram atacadas. Todos viram e virão novamente os aviões colidindo contra os dois edifícios. Desabaram. Chocou o mundo e esclareceu a nova geopolítica mundial. Na Era Moderna essa foi a segunda vez que os Estados Unidos foram atacados em seu território, a primeira foi Pearl Harbor, deu no que deu! E mais uma vez provou o tamanho da inteligência maquiavélica humana, apesar de que Maquiavel não tem nada com isso, só criticou a hipocrisia de sua época, e perguntou “se os fins justificam os meios”.
Apesar do tempo passado, o sentimento em Nova York ainda esta entalado. Em recente pesquisa do The New York Times *1, mostrou que 60% dos nova-iorquinos não querem trabalhar em altas torres porque têm medo. Talvez um pouco demais, mas é verdade. Também uma grande parcela acredita que o governo poderia ter feito mais antes dos ataques. O mundo inteiro ainda questiona se o governo sabia ou não. Para nós brasileiro, o governo saber ou não, é uma questão não muito relevante, pelo que mostra as pesquisas eleitorais desse ano, mas isso é outro assunto.
Contudo a paranóia esta estabelecida aqui. Aeroportos, prédios públicos, sem se falar de prédios do governo, todos estão lotados de cães-farejadores, NYDP, NYFD, FBI, DEA, USMC, HLS, CIA ou outra sigla quaisquer, para mostrar segurança ao povo. Acho que vai chegar o dia de termos que viajar de avião pelados ou só de cueca!
Pra mim é claro que isso é fruto da política bi polarizada do pós-guerra. Bush e sua total demência, colhe hoje o que foi plantado no auge da guerra fria. Osama bin Laden, Kadaffi, Aiatolá Khomeine, Hezzbolah, Al-Qeda foram sementinhas plantadas naquele momento. A Rússia, Ex-União Soviética, também tem seu dedinho por ai.
Hoje, saiu mais uma ordem do comando terrorista, dizendo para matar pelo menos um americano nos próximos quinze dias. A imbecilidade mais uma vez toma conta. As mentes doentes dos comandos misturam seus anseios políticos-economicos-religiosos e ameaçam pessoas as quais não tem domínio algum sobre a política tomada pelos seus governantes. Contudo, o povo islâmico seguidor da Al-Qeda ou outro grupo extremista, segue a risca, o comando estúpido. Realmente dá medo. Como saber quem é americano ou não? Só pela cara? Ou antes de matar vão pedir o passaporte?
É a total insanidade em busca do domínio sei lá de que, desperdiçando a maior riqueza, a vida.
Enquanto isso, o débil presidente americano, jura de pé junto que não tira suas tropas do Iraque, enquanto a “democracia” não estiver estabelecida e já prepara para entrar no Irã, justificando o enriquecimento de urânio para fins bélicos. Bush quer impor a democracia americana através do regime militar.
Depois de tudo isso, Maquiavel continua extremamente contemporâneo: Os fins justificam os meios?

[música do texto: Stomach Worm – Stereolab – Peng!]
[*1 – The New York Times, dia 7 set 06]
Por Fernando Katayama New York, NY, 7 set 2006

No comments: