O nojo esta instaurado no país. Imagens da gorda-porca dançando no plenário comemorando a não cassação do seu colega. Pulava de alegria, com a cara lavada, sem a cor rubra do partido, que a colocou lá. Vibração de final de Copa do Mundo. No mesmo lugar, mas em outro dia acontecia de novo a mesma cena grotesca, só mudará os personagens.
Dá nojo só de pensar nisso, ver é escatológico.
Depois do ato, a imprensa registra e cai em cima, então tentam justificativas vans. Isso ou aquilo. Tanto faz.
Sim, tanto faz. Tanto faz porque a vibração desses indivíduos é um pedacinho do lixo todo. Talvez o pedaço mais alegre, talvez o mais cômico, mas com toda certeza, lixo igual.
Faz-me pensar é o porquê que temos tantos corruptos e curruptados. Hoje li, que a OAB, agora as vésperas de eleição, quer o impeachment do Presidente Lula. Acho que a OAB, a sociedade, a imprensa, os intelectuais, eu, você, todos nós tardáramos. Agora é melhor esperar a eleição. Tirar o Presidente agora é arriscar o pouco que o país tem em credibilidade e força internacional de um país acéfalo.
Iniciar o movimento de impeachment é uma manobra política de alto risco. A oposição deve temer a re-eleição do Lula. Coisa bem provável.
Lula talvez tenha tido o sonho de sonhador, de mudar o país em um piscar de olhos. Desnumbrou-se com o Palácio do Planalto, como criança com brinquedo novo. Perdeu o controle e deixou o país a mercê de mercenários.
Agora somos obrigados a engolir, essas imagens grotescas, tal como da gorda-porca. Engolir o pouco poder das CPI’s, que pouco fizeram, e o que fizeram tem pouco efeito. Engolir os poucos cassados e pior ainda, engolir os mensalões, mensalinhos, e mais que isso, os acordões dentro da Câmera. Ouvir que o Maluf vai se candidatara novamente. Que o Garotinho é um homem forte para ser Presidente. E talvez tenhamos que engolir o Lula novamente.
Quero ver é na hora de sair.
[música do texto: Saia de Mim – Titãs – Tudo ao Mesmo Tempo Agora]
Por Fernando Katayama, New York, NY – 06 April 2006
Desculpas aos meus leiores, mas impossibilitado de postar novos textos por motivo de viagem, volto agora a escrever semanalmente.
1 comment:
ola, FERNANDO KATAYAMA, O QUE FAZ VOCÊ SE JOVEM E SER DE DIREITA.. EU ACHO QUE O LADO DO PRAZER BURGUES TE ATRAI POIS PRA SE DE DIREITA ACULTURA TEM QUE SER RAZA NÃO PRECISA LER "LEON" SÃO QUINZE VOLUMES ESCRITOS EM 1917 E NÃO LER OUTROS MARXISTAS INTERESANTES FAZ QUE TENHA UMA VIZÃO DO PREZENTE "AGORA" POLITICO
DETURPADO, COMO SE UM PRESIDENTE OPERARIO,SEM DEDO, PREPARADO NO DECORRER DA VIDPELA INTELIGUENCIA DO PCNÃO SOUBESSE NADA E VOCÊ O SABIDÃO.....DE LEVE QUE VEM GENTE NA CONTRA MÃO
LEIA A síndrome do obscurantismo
ROBERT KURZ
Na imagem que faz de si mesmo, o Ocidente é um mundo livre, democrático e racional, ou seja, o melhor dos mundos possíveis. Do seu ponto de vista, esse mundo é pragmático e aberto, sem pretensões utópicas ou totalitárias. Cada um deve "ser feliz segundo seu próprio modo de ser, de acordo com a promessa de tolerância feita pelo Iluminismo europeu.
Os representantes desse mundo se dizem realistas. Afirmam que suas instituições, seu pensamento e sua ação encontram-se em harmonia com as "leis naturais da sociedade, com a "realidade atual. O socialismo, pelo que ouvimos, desmoronou porque não era realista. Junto com o socialismo, foi definitivamente enterrada toda utopia de uma mudança fundamental da sociedade. E os antigos críticos do "way of life ocidental agora se acotovelam nas bilheterias do "realismo para comprarem a tempo seu ingresso na economia de mercado globalizada.
BJS
SEBASTIAO MARIA
Post a Comment