Friday, February 12, 2010

A Diferença do B e do S

Pensava outro dia, em dias melhores, em um mundo melhor. Dias com mais sol, menos chuva. Mais calor, menos frio. Ou mais chuva e menos sol. Mais frio e menos calor. Seria na praia, só se não tivesse areia. Ou montanha sem pernilongo. Mais trabalho, menos emprego. Seria melhor mesmo trabalhar por diversão. Talvez mais dinheiro ou dinheiro algum.
Talvez um mundo sem cigarro, mas os fumantes pensam que não. Os caras do AA queriam um mundo sem álcool, mas sem álcool, nem o AA iria existir. Queria mesmo é um belo steak, suculento, talvez picanha ou NY striploin, mas a galera verde acha que comer bicho não é certo, e viraram herbívoros. Tem os que andam de bicicleta, por opção, e uns pela falta dela.
Alguns querem a democracia nos moldes ocidentais capitalista, outros a democracia socialista, e tem uns que querem mesmo é a ditadura extremista. Talvez um mundo sem guerras e desgraças. Mas tem sempre um que gosta...
Talvez com o ser humano menos egoísta e mesquinho. Um mundo mais livre de preceitos. Com mais tolerância, inclusive com os intolerantes. Ou seria melhor um mundo sem leis, auto-regulado pela própria existência do ser?
Não sei ao certo o que seria um mundo melhor. Meu melhor é certamente diferente do seu melhor. Eu gosto de mulheres loiras, morenas e ruivas, e você não. Eu calço 42 bico largo, minha calça é 34X30 e paletó não me cabe. Esse é meu tipo estranho. Pra você, é diferente. Eu adoro carne, talvez você seja herbívoro. O seu mundo seria melhor sem as pastagens. Mas eu posso ser budista ou ateu, você pode ser muçulmano xiita ou católico fervente. Talvez extrema direta ou centro esquerda?! Nesse mundo vasto e diverso é difícil estabelecer o senso comum de melhor, ou quase impossível. Melhor pra um, pior pro outro. A única coisa que os gregos e troianos concordavam que seria a melhor coisa, seria comer a Helena. Deu guerra!
Mesmo que digamos que melhor seria sempre fazer o seu melhor, talvez isso não baste para fazer o mundo melhor. Mas pelo menos é um bom começo.
Veja esses dois caras. Não medem esforços para fazer o mundo melhor. Impor suas crenças e verdades. Mandam matar se for o caso, fazem guerra. Tudo no imperativo para um mundo melhor. O Obama e o Osama querem o seu próprio mundo melhor, mesmo que a diferença entre eles seja só o B e o S.

Música: Come Rain or Come Shine / B.B. King and Eric Clapton / Ridding with the King, 2000
Por Fernando Flitz Katayama, Toronto, On Canada 12 Feb 2010
Aqui a música desse artigo

Create a website with Quackit